Quem Somos

Carta Circular/Normativa Nº 03/2021-Reitoria
Alteração de datas e outras orientações

Natal/RN, 04 de setembro de 2021

À Comunidade do Seminário de São Pedro,

A Direção do Seminário decidiu, tendo em vista o retorno presencial dos seminaristas à Instituição, flexibilizar, em parte, as medidas anteriormente adotadas, após observar o quadro atual da Pandemia. No entanto, ressalta que, embora decrescendo, ainda não deixou de existir.

O período letivo 2021.2, iniciado em julho, até então no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), continuará a partir de 08 de setembro, presencialmente. Na modalidade virtual, apenas as disciplinas cujos pedidos foram dirigidos ao Diretor de Formação Acadêmica, mantendo-se o horário padrão.

Cientes das orientações das autoridades enquanto perdurar a Pandemia, segue o Plano de retorno e protocolos de segurança, os quais poderão, eventualmente, sofrer alterações.

1 – Plano de retorno dos seminaristas:
06 de setembro – todos os alunos dos cursos Propedêutico, Filosofia e Teologia deverão retornar ao Seminário para o almoço.

  1. As equipes do Seminário de São Pedro continuam com os seus respectivos membros até que seja dada outra orientação, cabendo a cada membro, a partir da chegada, assumir seu papel.

2 – Protocolos de segurança:

  1. uso de máscara: nesta primeira fase de retorno, as máscaras devem ser utilizadas por todos os residentes, funcionários, prestadores de serviços nos locais de circulação, em todos os ambientes, sendo retirada apenas na hora da refeição. Devem ser trocadas com frequência e são indispensáveis em qualquer atividade externa, e fora do quarto ou dormitório;
     
  2. higienização: limpeza dos principais acessos por onde há maior fluxo de pessoas e dos diversos ambientes onde ocorrerem atividades; higienização das mãos sempre que se manusearem utensílios pessoais e comuns, bem como alimentos; uso do álcool em gel antes do ingresso em todos os ambientes; nas salas de aulas (mesmo on-line) o bedel será responsável por manter abastecido o recipiente de álcool que ficará disponível para todos; nos demais locais, o responsável pelas diversas equipes;
     
  3. especialmente nos ambientes abaixo, sejam observadas as seguintes orientações:

 

  1. capela:  máximo de quatro pessoas por banco; a máscara retirada apenas no momento da comunhão eucarística; refeitório: atenção à higienização no self-service e à disposição das cadeiras em cada mesa; ao terminar a sua refeição, cada seminarista deverá recolocar a máscara, levantar-se e levar os utensílios utilizados à cozinha; cozinha: as equipes de trabalho mantenham o distanciamento necessário e a higienização do local, permanecendo somente os escalados no horário das funções e o responsável do dia da escala da mordomia enquanto houver necessidade; após a oração da noite, não será permitida a permanência no referido local; quartos ou dormitórios: outros colegas podem ter acesso com uso de máscara; espaços amplos e abertos, preferencialmente utilizados para interação.

3 – Outras orientações:

  1. encontros com grupos e saídas: permanecem suspensos os encontros com grupos fora do Seminário durante a semana, mantendo-se aqueles que podem ser realizados na modalidade virtual; as saídas à noite, continuam suspensas, a não ser em caso de necessidade; para as questões pessoais, permanece, como de costume, após o fim de semana de atividades pastorais, a segunda-feira e o retorno até às 16h;
     
  2. mantêm-se as orientações emanadas no dia 19 de março de 2020, as quais suspendiam:

2.1.  a modalidade dos encontros vocacionais, a qual será avaliada a cada mês;

2.2. os agendamentos de encontros com público externo no Salão de Eventos do Seminário ou em outras dependências;

  1. visitas: estão liberadas com o cumprimento das normas do distanciamento social, uso de máscara e álcool, nos horários previstos pelo Regimento, apenas nas salas de visitas, sem aglomeração. Cada residente é responsável pela atenção e orientação aos visitantes em relação às medidas adotadas;
     
  2. A partir de 11 de setembro serão retomadas as atividades pastorais para os alunos dos cursos de Filosofia e de Teologia, obedecendo às normas sanitárias em vigor emanadas pelas autoridades.

Invocando a intercessão de Nossa Senhora da Apresentação, de São José, de São Pedro e dos Santos Mártires André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e seus companheiros, rogamos a Deus saúde e paz para todos.

Pe. José Valquimar N. do Nascimento
Reitor

Pe. Roberlan Roberto de Oliveira Gomes
Vice-reitor

Pe. Ednaldo Virgílio da Cruz
Diretor de Formação Espiritual                                                                                                                                       

Pe. Paulo Henrique da Silva
Diretor de Formação Acadêmica

Desenvolvido por Mix Internet